Esse é um assunto muito novo para algumas pessoas, porém já está presente em nosso meio há um bom tempo e a tendência é estar cada vez mais presente em nosso dia a dia.

A automação já é dada como assunto da Segunda Revolução Industrial, onde sensores e robôs irão substituir o trabalho braçal humano, mas ao mesmo tempo as tecnologias de automação estão invadindo também comércios e residências. (No final do post, falamos especificamente sobre a aplicação em ar-condicionado)

O que é automação?

Automação é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.

Cada vez mais entende-se a necessidade de tornar a vida humana mais prática, uma vez que os dias parecem correr mais rápido e o tempo para fazer nossas tarefas parece estar cada vez menor. Sempre visando inovar e melhorar a vida das pessoas, engenheiros estudam e desenvolvem sistemas e dispositivos cada vez mais compactos, com centenas de funções e combinações, que podem ser controladas através de um smartphone.

Automação aplicada a grandes empresas

Em grandes empresas a automação já é algo muito presente, uma vez vista a necessidade de controlar processos de fabricação e também controlar centrais de ar condicionado, entre outros.

camara-fria-controle-automaçãoAlgumas redes de supermercado e grandes varejistas estão começando a optar pela automação mais inteligente, na qual é possível, além de monitorar, também controlar à distância sistemas de climatização, refrigeração e câmaras frias. Neste setor, grandes varejistas/atacadistas, como Makro e Walmart, por exemplo, estão integrando suas instalações à automação, visando ter menor perda de produtos e vendas, uma vez que um equipamento de refrigeração parado pode ocasionar a evacuação dos produtos ali expostos, consequentemente reduzindo as vendas, uma vez que o produto que não é exposto não é vendido.

Módulos de operação e controle são interligados a diversos sensores, que identificam qualquer tipo de anomalia e enviam mensagens e buzzers para os controladores informando que determinado sistema está apresentando alguma falha.

Automação aplicada a residências

Uma outra finalidade dos sistemas de automação que está sendo muito empregada hoje em dia é facilitar a vida humana no seu descanso, no seu conforto. Sistemas de automação para climatização já constituem algo muito presente em algumas residências de alta padrão. Por ter um custo muito elevado, ainda não se popularizaram, porém aquilo que antigamente víamos nos filmes tornou-se possível ser visto em grandes projetos de automação residencial.

A ousadia dos projetistas é tão grande que vemos residências com aquecimento de piscinas, abertura de portões, portas, janelas e cortinas de forma automática e programada. Da mesma forma, também presenciamos sistemas de automação para condicionadores de ar. Para muitos de nós do ramo de climatização, achávamos que somente grandes sistemas como VRF e Chiller tinham formas de automatizar, porém, em uma conversa com Rodrigo Burssed, proprietário da Arkad Solutions, descobrimos que é possível automatizar também aquele Split antigo que você tem na sua casa, basta apenas estar disposto a investir um pouquinho.

automação-ar-condicionadoAutomação de ar-condicionado: viva essa realidade

Segundo Rodrigo, existem módulos de integração com tecnologia infravermelho – a mesma que é utilizada nos controles remotos – para se conectar com aparelhos antigos. Esses módulos possuem sensores de infravermelho que identificam todos dispositivos com a mesma tecnologia no ambiente e integram em seu processador todas informações, permitindo assim controlar os condicionadores de ar do tipo Split através de seu smartphone.

Apesar de parecer um negócio do futuro, o custo não é alto considerando o conforto e a comodidade proporcionados. Rodrigo nos afirma: “Podemos controlar tudo que for sem fio dentro do ambiente, só precisamos identificar e registrá-lo no módulo de automação. Depois disso é possível programar horário, dia, tempo de funcionamento e até ajuste de temperatura. Ou seja, tudo que você teria de fazer apertando o controle remoto, agora existe um módulo de automação para fazer sozinho”.

Continuando nossa conversa com Rodrigo, descobrimos que algumas empresas estão buscando soluções iguais a que acabamos de apresentar, pois existe uma grande guerra para controlar a temperatura do ar, uma vez que cada colaborador fica mexendo no equipamento. Em alguns casos, existem pessoas que levam controles universais para modificar a temperatura do ar condicionado em determinados horários do dia.

Automatizar é a solução

Desse modo, automatizando seu sistema, você consegue efetuar um estudo em cada ambiente, programando diversas temperaturas em determinados horários do dia, evitando assim o desconforto da equipe de trabalho.

Chegamos a desenvolver pela SCS, alguns projetos em parceria com a Arkad e foi um sucesso! Portanto, se preparem para essa grande revolução, onde casas e prédios inteligentes passarão a fazer parte constante de nosso dia a dia.

Bem vindos ao futuro!